quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Cinema e cigarros



Uma das melhores coisas a se fazer em um domingo a tarde é assistir filmes antigos, em preto e branco e de preferência com Jerry Lewis e Dean Martin. A nostalgia de uma época que não vivi, me ajuda a preparar o espírito para o futuro, ou seja, a segunda feira. As músicas, os gestos, a dança. Tudo meticulosamente coreografado e artificial. Dean Martin o galã canastrão, Jerry Lewis o bom moço inocente e estúpido. A fórmula se repetia em praticamente todos os filmes.

Um dos principais combustíveis das produções da época era a indústria do tabaco. Parece apenas um detalhe, mas não é. Se observarmos com cuidado, notaremos que em quase todas as cenas aparece alguém fumando. Elegantemente, diga-se de passagem. Era sempre o galã charmoso que acendia o seu cigarro e cordialmente acendia o da mocinha também.

É um incrível absurdo ver uma comédia inocente estimular tão descaradamente o vício do cigarro. Eu assisti estes filmes na minha infância, assim como muitas outras crianças fizeram também. Naquela época era apenas um detalhe sem importância, pois pouco se sabia dos efeitos do uso prolongado desta droga. O pouco que se sabia, era abafado por quem lucrava com sua venda.

A maior ironia, é perceber que boa parte dos astros que ajudaram a divulgar e  vangloriar o cigarro, foram vítimas do seu uso.

† Dean Martin (1995) – câncer no pulmão

† Audrey Hepburn (1993) - câncer

† John Wayne (1979) – câncer

† Gary Cooper (1961) - câncer

† Humphrey Bogart (1957) - câncer

† Dick York (1992)- enfisema pulmonar

† Wayne McLaren “Marlboro man” (1992) – câncer no pulmão

† David McLean “Marlboro man” (1995) – câncer no pulmão…

Nenhum comentário:

Postar um comentário