quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Delícia?



Quando falo para alguém que sou professora de educação infantil, geralmente ouço: “Nossa, que gostoso! Cuidar dos pequeninos.” Quem diz isso não imagina a loucura que é a rotina de uma sala com 35 alunos, com idade entre 4 e 5 anos.
A responsabilidade é enorme! Se acontece qualquer coisa (ás vezes um ralado ou um hematoma), boa parte dos pais caem matando a pau! Penso que eles esqueceram que um dia foram crianças também e já se machucaram brincando ou brigando.
Episódios bizarros também são frequentes. Certa vez um aluno me estendeu a mão e disse: “Olha o que eu achei na minha cueca!”  Era um verme de mais ou menos 10 centímetros que ainda se movia. A mãe do garoto não me avisou que ele estava tomando vermífugo e que isso poderia acontecer. E aconteceu no meu primeiro ano trabalhando em uma escola pública.
Mesmo depois de 12 anos de trabalho em escola pública, ainda me surpreendo com certas coisas. Outro dia contei em casa o que tinha acontecido na escola e quem ouviu se divertiu muito. Um aluno de inclusão (aluno com necessidades educativas especiais), que apresentava dificuldades de comunicação, teve uma diarreia. A primeira vez que ele sujou a roupa, só percebi por causa do cheiro. Sua roupa foi trocada. Aconteceu pela segunda vez. Trocaram sua roupa novamente e desta vez ele ficou só de bermuda e sem cueca, pois não havia mais troca de roupa.
Mesmo sabendo que ele não estava segurando nem peido, mandaram o garoto de volta para sala. Não deu outra! Faltando 5 minutos para abrir o portão e os pais entrarem para retirar seus filhos, ele fez de novo e, como estava sem cueca e de bermuda, aquilo escorreu pelas pernas até cair no chão. Enquanto eu procurava alguém para limpar a sala e trocar o garoto, um aluno desavisado pisou na meleca. Que dia perfeito! Um garoto todo cagado, uma sala perfumada, os alunos passando mal e eu desesperada porque não achava ninguém para me ajudar. E pior! Sabia que em segundos os pais iriam entrar e encontrar um verdadeiro armageddom.
E aí? Você ainda diz: “Que delícia trabalhar com os pequeninos?!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário