sábado, 15 de outubro de 2011

O sonho de ser professora


Não tenho a menor vergonha de dizer que nunca sonhei em ser professora. Confesso que muitas vezes me sinto um pouco deslocada, fora do meu lugar. Mas isto não prejudica meu trabalho. Ao contrário, sou muito profissional. Tive uma boa formação na área em que atuo e até hoje procuro me atualizar fazendo cursos e lendo a respeito.

Repito. Já são 15 anos de magistério e nunca fui apaixonada pela minha profissão.

Vejo nos cursos, reuniões e congresso, colegas dizendo que sempre sonharam em ser professoras ou que se encontraram nesta profissão.

Será que ninguém tem vontade de fazer outra coisa? Ninguém seguiu esta profissão por insistência da família e não conseguiu sair mais? Ou será que muitas e muitos têm medo de dizer a verdade, por achar que isso diminuiria o valor do seu trabalho? (Como se alguém nos valorizasse muito, não é mesmo?).

Somos profissionais, não missionários. Somos humanos e não heróis.

Será que com 15 anos uma pessoa tem condições de decidir qual profissão quer seguir? Pois foi com esta idade que entrei no Magistério para me formar professora. E foi por total falta de opção.

Proveniente de uma família humilde e sem condições de pagar colégio particular, o magistério parecia ser a melhor opção, pois eu estudaria em escola pública e já sairia com uma profissão. E o melhor! Eu ganharia uma bolsa de estudos (um salário mínimo) enquanto me formava.

É claro que aprendi muito neste período, principalmente na minha formação pessoal. Tive professores e colegas maravilhosos no CEFAM (Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério) que me ajudaram a enxergar quem eu gostaria de ser. Agradeço muito por isso.

Algumas pessoas podem até se perguntar por que continuo lecionando então. Eu respondo. Preciso pagar minhas contas. No momento esta é minha profissão. Mas, no futuro... O que importa é que faço o meu melhor enquanto conseguir e puder.

Uma curiosidade... alguém já ouviu alguma criança dizer que quer ser caixa de banco ou operador de telemarketing quando crescer? Acho que não. Mas acidentes de percurso acontecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário