quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Big Brother de bebês







        Eu estou enganada ou temos um novo big brother? Big brother de bebês de aproximadamente 1 ano. Se eu entendi bem, estas mães e crianças ficarão confinadas por 3 semanas (aquelas que ficarem até o final), em uma casa para participar de provas com seus filhos na intenção de ganhar um prêmio em dinheiro. É certo que a casa é bem equipada e preparada para receber os bebês e suas mães, mas será saudável (e legal) manter estas crianças longe do contato com a família e do mundo exterior por qualquer período que seja? 

        E as mães, que nesta fase ainda não estão com seus hormônios totalmente regulados, são expostas a um estress desnecessário. Sem contar com a possibilidade de alguma delas estar (sem saber) com depressão pós-parto apesar do tempo já decorrido do nascimento do bebê.

        Será que estou exagerando?

      Cito dois artigos do Estatuto da criança e do adolescente abaixo:

Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.

Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:
I - ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais;


Trecho de um artigo sobre depressão pós-parto: 

       Tratamento da depressão pós-parto 

 

       É difícil dizer quanto tempo dura a depressão pós-parto. Alguns casos duram uma semaninha, e outros podem durar meses. Os médicos recomendam tratar a depressão pós-parto desde o princípio. Se não tratar adequadamente pode persistir durante meses e até anos. A depressão pós-parto se trata igualmente a qualquer outra depressão. Trata-se com terapia psicológica e medicação. 

Psicoterapia para Jovens e Adultos. Formação USP/PUC. Metrô V.Madalena.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário